sexta-feira, 13 de maio de 2011

A venezuela







Oficialmente República Bolivariana da Venezuela (em espanhol: República Bolivariana de Venezuela), é um país tropical, na costa norte da América do Sul. O país possui várias ilhas fora de seu território continental situadas em sua costa no Mar do Caribe. A república é uma antiga colônia espanhola que conquistou a sua independência em 1821. A Venezuela tem fronteiras com a Guiana a leste, com o Brasil ao sul e com a Colômbia a o oeste. Os países Trinidad e Tobago, Granada, São Vicente e Granadinas, Santa Lucia e Barbados, além de Curaçao e Aruba, que são países formadores do Reino dos Países Baixos, e a municipalidade neerladesa de Bonaire, estão a norte, ao largo da costa venezuelana. Sua área territorial é de 916.445 quilômetros quadrados, com uma população estimada em 26.414.816 habitantes. Sua capital é Caracas. As cores da bandeira venezuelana são o amarelo, azul e vermelho, nessa ordem: o amarelo representa a riqueza da terra, o azul o mar e o céu do país, e o vermelho o sangue derramado pelos heróis da independência.[3] Venezuela tem disputas territoriais com a Guiana (ex-colônia do Reino Unido), principalmente sobre a área de Essequibo, e com a Colômbia sobre o Golfo da Venezuela. Em 1895, após anos de tentativas diplomáticas para resolver a disputa fronteiriça na Venezuela, a disputa sobre a fronteira do rio Essequibo deflagrou-se e então foi submetida a uma comissão "neutra" (composta por representantes do Reino Unido, Estados Unidos e da Rússia e sem representante direto da Venezuela), que, em 1899, decidiu-se contra a reivindicação territorial da Venezuela.[4] A Venezuela é amplamente conhecido pela sua indústria de petróleo, pela diversidade ambiental do seu território e por seus recursos naturais. A nação é considerada um dos 17 países megadiversos do mundo,[5] com uma fauna diversificada e uma grande variedade de habitats protegidos. A Venezuela está entre os países mais urbanizados da América Latina;[6][7] a grande maioria dos venezuelanos vivem nas cidades do norte, especialmente na capital Caracas, que é também o maior da cidade do país. Outras cidades importantes incluem Maracaibo, Valência, Maracay, Barquisimeto, Mérida, Barcelona-Puerto La Cruz e Ciudad Guayana.


Etimologia.



Alonso de Ojeda, Américo Vespúcio e Juan de la Cosa foram os primeiros a explorar a costa da Venezuela em 1499. No dia 24 de Agosto desse ano chegaram ao que é hoje o Lago de Maracaibo, onde encontraram nativos cujas casas estavam construídas sobre estacas de madeira fixas no lago (palafitas). Vespúcio, que era italiano, achou aquelas construções semelhantes às da cidade de Veneza e por isso chamou a região de Venezuela, ou seja, Pequena Veneza.





História



Antes da chegada dos europeus, a Venezuela era habitada por vários povos dos quais se destacam os índios caribes, os aruaques e os cumanagatos.
Em 1498 Cristóvão Colombo chegou à costa da Venezuela durante a sua terceira viagem ao continente americano. A colonização espanhola iniciou-se em 1520, incidindo nas ilhas e na região costeira. Em 1567 foi fundada a cidade de Caracas, que se tornaria o centro mais importante da região.






Geografia


A Venezuela é um país localizado no norte da América do Sul, na fronteira com o Mar do Caribe. É delimitada ao sul pelo Brasil, a oeste pela Colômbia e a leste pela Guiana. O país tem uma área total de 916.445 quilômetros quadrados e uma área terrestre de 882.050 quilômetros quadrados, cerca do dobro do tamanho estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A forma de seu território se assemelha aproximadamente à de um triângulo invertido e o país tem um 2.800 quilômetros de litoral.
Clima
Embora a Venezuela esteja inteiramente situada nos trópicos, o clima varia de planícies úmidas de baixa altitude, onde as temperaturas médias anuais variam de tão elevados como 28 °C, às geleiras e regiões montanhosas com uma temperatura média anual de 8 °C. A precipitação anual varia entre 430 milímetros na porção semi-árida do nordeste até 1.000 milímetros no delta do rio Orinoco do extremo oriente do país. A maioria das quedas de precipitação entre junho e outubro (época das chuvas ou "inverno"); o restante mais seco e mais quente do ano é conhecido como "verão", embora a variação da temperatura ao longo do ano não é tão pronunciado como em latitudes temperadas.


Demográfia

O povo venezuelano inclui uma rica combinação de heranças. Aos ameríndios originais e aos espanhóis e africanos que se lhes juntaram depois da conquista espanhola, vagas de imigração durante o século XX trouxeram quantidades apreciáveis de italianos, portugueses, árabes, alemães e outros, provenientes dos países limítrofes da América do Sul. Cerca de 85% da população vive em áreas urbanas na parte norte do país. Apesar de metade da área terrestre da Venezuela se situar ao sul do rio Orinoco, esta região contém apenas 5% da população.




Religião


Historicamente o catolicismo romano é a religião mais importante na Venezuela, situação que se mantém, uma vez que 85,7% da população identifica-se pelo menos nominalmente com esta denominação. A liberdade religiosa está consagrada na constituição da Venezuela, sendo o país tolerante face a outras religiões. A seguir ao catolicismo, destacam-se várias igrejas protestantes (12%) e pequenos grupos de judeus (sobretudo em Caracas e Maracaibo) e muçulmanos. Alguns índios ainda praticam as suas religiões ancestrais
Política
A Venezuela é uma república federal e presidencialista governada pela Constituição de 1999. Esta constituição consagrou a existência de cinco poderes: executivo, legislativo, judiciário, cidadão e eleitoral.



Relações Internacionais



Durante a maior parte do século XX, a Venezuela manteve relações amistosas com os países latino-americanos e ocidentais. As relações entre a Venezuela e o governo dos Estados Unidos pioraram em 2002 após o golpe de Estado na Venezuela de 2002, durante a qual o governo estadunidense reconheceu a presidência interina de Pedro Carmona. Do mesmo modo, laços com vários países da América Latina e do Oriente Médio que não são aliados dos Estados Unidos foram fortalecidos.


Forças armadas


A Força Armada Nacional da República Bolivariana da Venezuela (Fuerza Armada Nacional, FAN) são as forças armadas da Venezuela. Ela inclui mais de 129.150 homens e mulheres, nos termos do artigo 328 da Constituição, em 5 componentes de terra, mar e ar. Os componentes das Forças Armadas Nacionais são: o Exército venezuelano, a Marinha venezuelana, a Força Aérea Venezuelana, a Guarda Nacional Venezuelana e a Milícia Nacional da Venezuela






Estados


A Venezuela é uma república federal dividida em 23 estados, um Distrito Capital (que compreende a cidade de Caracas e a sua área metropolitana), as Dependências Federais (formada por 72 ilhas e ilhotas na sua maioria sem população humana) e um Território em Reclamação com a Guiana (Guayana Esequiba).
Os 23 estados da Venezuela são os seguintes (entre parênteses figura o nome da capital de cada estado):
1.Anzoátegui (Barcelona)
2.Apure (San Fernando de Apure)
3.Aragua (Maracay)
4.Barinas (Barinas)
5.Bolívar (Ciudad Bolívar)
6.Carabobo (Valencia)
7.Cojedes (San Carlos)
8.Delta Amacuro (Tucupita)
9.Falcón (Coro)
10.Guárico (San Juan de Los Morros)
11.Lara (Barquisimeto)
13.Mérida (Mérida)
14.Miranda (Los Teques)
15.Monagas (Maturín)
16.Nueva Esparta (La Asunción)
17.Portuguesa (Guanare)
18.Sucre (Cumaná)
19.Táchira (San Cristóbal)
20.Trujillo (Trujillo)
21.Yaracuy (San Felipe)
22.Vargas (La Guaira)
23.Zulia (Maracaibo)






Regiões


Os estados da Venezuela encontram-se agrupados em nove regiões administrativas, que foram criadas a partir de um decreto presidencial de 1980. As regiões e os estados que as compõem são as seguintes:


nomes , Estado
██ Andes
Mérida, Trujillo, Barinas
██ Capital
Miranda, Vargas, Distrito Capital
██ Central
Aragua, Carabobo, Cojedes
██ Centro-Oeste
Falcón, Lara, Portuguesa, Yaracuy
██ Guayana
Bolívar, Amazonas, Delta Amacuro
██ Insular
Nueva Esparta, Dependências Federais
██ Llanos
Apure (excluindo o município Páez), Guárico
██ Nordeste
Anzoátegui, Monagas, Sucre
██ Zuliana
Zulia
██Sudoeste
Táchira, Município Páez de Apure




Economia



A economia da Venezuela passou, depois da Primeira Guerra Mundial, de uma economia essencialmente agrícola para uma economia centrada na extração e exportação de petróleo. É esta a atividade que continua a dominar, sendo responsável por cerca de um terço do PIB, por cerca de 80% das receitas de exportação e por mais de metade do financiamento da administração pública. Os responsáveis venezuelanos estimam que o PIB cresceu 2,7% em 2001. Um forte crescimento nos preços internacionais de petróleo alimentou a economia, depois da grave recessão de 1999. A Venezuela participa também da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).




Educação



A educação na Venezuela é gratuita, apesar das várias críticas contra este sistema. É obrigatória da educação primária até a educação secundária, que normalmente é dos 6 aos 15 anos. Os estudantes das escolas públicas normalmente vão para aulas em turnos. Alguns vão para a escola do início da manhã até 13h30, e outros começam as aulas no início da tarde indo até as 18h. Os anos escolares começam em setembro indo até junho/julho. Todos os estudantes usam uniformes.




Saúde



A mortalidade infantil na Venezuela estava em 16 mortes a cada 1000 nascimentos em 2004, muito mais baixo do que a média da América do Sul. Má nutrição de crianças atinge 17%, com Delta Amacuro e Amazonas tendo os piores índices] De acordo com as Nações Unidas, 32% dos venezuelanos não possuem saneamento adequado, principalmente aqueles vivendo em áreas rurais.] As doenças variam desde febre tifoide. febre amarela, cólera, hepatite A, hepatite B e hepatite D, presentes em todo o país.Apenas 3% dos doentes são tratados; a maioria das grandes cidades não tem instalações de tratamento suficientes. 17% dos venezuelanos não possuem acesso a água potável.




Dança tipica da venezuela






Joropo é, por excelência, a dança típica da Venezuela, embora também sejam destacadas a Salsa e La Locaína. Alguns acham que a palavra Joropo provém de xarope, palavra árabe que significa jarabe (bebida, porção). Além disso, pensa-se que o Joropo veio da Europa, pois possui formas e maneiras semelhantes ao flamengo e a outros bailes da região da Andaluzia, na Espanha. Essa semelhança se deve à fusão cultural que se deu na Venezuela à época da colonização.
Existem três tipos de Joropo. O de Llanero, que se caracteriza por sapateado forte do homem e passos muito sutis da mulher). Já o Tuyero central, comum na parte central do país, é mais pausado, mas seu ritmo é mais acelerado. E há também o Oriental, que se usa para celebrar a Cruz de Mayo, na parte Leste do país.
Os dançarinos ficam em um círculo e giram ao contrário dos ponteiros do relógio, formando figuras tradicionais. O homem guia a mulher e esta o segue. São quatro os instrumentos típicos para se tocar o Joropo: o bandolim, uma espécie de viola, um tipo de harpa e as maracas.
Na verdade,o Joropo não é só um estilo musical, também é dança, e representa uma festa popular, é um baile alegre e divertido e reúne seus participantes,em cada zona geográfica toma sua própria essência, e e desenvolve diferentes figuras e passos em cada lugar, existindo assim figuras básicas que os identificam..
Não é por acaso, aliás, que Niento não reluta em afirmar: “El Joropo es el alma de Venezuela hecha canción”.






Culinaria Venezuelana.


A gastronomia venezuelana é uma expressão da simbiose das raízes indígenas, européias e até africanas, que virou uma cultura culinária autóctone, com características próprias, rica em aromas e sabores.


Como nação de gado, a cozinha deste país sul-americano está baseada na abundância de pratos com carnes e também sobressai o uso da farinha de trigo, o milho, os tubérculos e os condimentos, que derivam em pratos extraordinários. Os mais representativos na Venezuela são arepas, cachapas, Pabellón Criollo, hallaca, tequeños e empanadas.


Originário de Caracas, o Pabellón Criollo é considerado o prato nacional, muito consumido pela classe alta durante o período colonial. Está integrado por arroz, feijão preto e carne e pode ser servido com bananas maduras fritas, o qual lhe dá um gosto singular. Sustento de numerosas famílias venezuelanas, as arepas, atribuídas aos indígenas, são feitas com milho e sua cor varia em dependência do grão utilizado.


Este prato vai acompanhado de manteiga e é costume comê-lo recheado com diferentes produtos, entre eles presunto, queijo, atum, frango, salsichas, feijão ou ovos. Daí toma a grande variedade de nomes como Reina Pepeada, a Dominó e a de Queijo Amarelo. Quando se faz com mandioca, se chama de Casabe.


As arepas são elaboradas de várias maneiras, em depedência do território de origem: delgadas na região andina, mais grossas na central e grandes na zona oriental. Da mesma massa que se obtém a arepa se fazem as empanadas, que também se recheiam com carnes, presunto e outros produtos, enquanto da farinha de trigo se obtêm os tequeños, uns rolinhos com queijo, muito degustados antes de uma comida ou como complemento a uma bebida.


Historia da linguagem venezuelana.



A língua nacional e oficial é o espanhol, mas existem também numerosas línguas indígenas e as línguas introduzidas pelos imigrantes, criando com isso uma gama de dialetos em uso pelas etnias da Venezuela. O português também é falado por comunidades de descendentes de portugueses na Venezuela.
O espanhol, também chamado castelhano, falado na Venezuela foi influenciado menos pelo dialeto de Castela, que na Espanha é considerado o padrão da língua nacional, do que pelo dialeto da Andaluzia, região do sul da Espanha de onde veio a maioria dos primeiros colonizadores espanhóis e onde está o porto de Cádis, principal passagem da metrópole às colônias. Por exemplo, enquanto os castelhanos pronunciam o "z" e o "c" antes de "e" ou "i" de forma semelhante ao "th" do inglês, os andaluzes e a maioria dos hispano-americanos pronunciam essas letras com o mesmo som do "s", o que em Castela foi tradicionalmente considerado um vício de pronúncia, o seseo.




Historia da moeda venezuelana


A Moeda da Venezuela é o Bolívar (alusão a Simón Bolívar, prócer da independência de grande parte da América espanhola).
A medida da Venezuela de substituir dólares por €uros está preocupando Washington mais do que a conversão ao 
€uro de Saddam em tempo atrás.


Turismo da Venezuela.

Mar Venezuelano  Mar da Venezuela


Sobrevoando o território venezuelano, nós latino-americanos do Sul do Continente, sentimos orgulho da nossa América Latina, frente a tanta beleza rodeada de montanhas, selvas, e mar refletindo a lua caribenha. Somente um "Joropo" ou uma "Salsa" para despertar deste sonho. Ao apreciar as belezas naturais podemos dizer que a Venezuela é abençoada pelo verde do mar e da natureza e pelo branco e marrom das montanhas. Banhada pelo Mar das Caraíbas e o Oceano Atlântico e pelas inumeráveis ilhas, pode ser considerada um país caribenho. Tudo pode ser apreciado, em poucos segundos, desde o ar, mas quando pisamos esta terra abençoada encontrarmos a verdadeira riqueza da Venezuela: Seu povo.
Nascido da miscigenação de raças nativas, negros africanos e europeus, levam no sangue a música e a hospitalidade nativa tão apreciada por nós latino-americanos, e razão pela qual mais de dois milhões de estrangeiros moram no país. É uma população de jóvens; mestiça em sua maioria. Apesar do clima tropical quente da região, a diversidade do relevo torna o clima temperado, frio ou quente. Assim vamos ao encontro deste irmão latino-americano, " hermano de la espuma, de las garzas, de la rosa y del sol" , como fala o "Joropo". -
O Distrito Federal se divide em dois departamentos "Libertador, capital CARACAS sede do Governo Central, e Vargas, capital GUAIRA. Como viajamos por avião (para festejar que chegou sã e salvo, aprecie a vista aérea), desembarcamos no aeroporto internacional de Maiquetía (município do Departamento Vargas). Os mais ousados que viajam por navios desembarcam em um dos principais portos venezuelanos: La Guaira. Nunca esquecer de conhecer a cidade portuária La Guaira mesmo obrigado a subir pelas encostas da montanha pois de lá, poderá ver a "Silla de Naiguatá", pico com 2.743 de altura. - A autoestrada de Guaira a Caracas, que sobe e desce pelas montanhas, foi cientificamente planejada. Caracas está situada na região norte da Venezuela, próxima a orla marítima. A altitude é de 928 metros acima do nivel do mar. O centro de caracas é a Venezuela moderna, Centro Simón Bolívar. Aconselhamos visitar a parte histórica, a Praça Bolívar e a Catedral construída no século XVII, com pinturas como a Última Ceia, do artista plástico venezuelano Arturo Michelena, no século XIX. A história da Venezuela, o começo das lutas pelas Independências está emocionalmente aí presente: a casa onde nasceu Simón Bolívar, a casa onde foi assinada a declaração de Independência e o lugar onde está sepultado o prócer e outros heróis da Pátria.

Esporte da Venezuela. 



Esportes

Os três esportes mais importantes desse país caribenho são, nessa ordem, o beisebol, o futebol, o basquete e o boxe.
No beisebol destacam Alfonso “Chico” Carrasquel, de grande habilidade adaptando-se rapidamente ao beisebol das grandes ligas. Junto com ele se destacou Omar Vizquel.